A COMPETÊNCIA DO CENTRO CIRÚRGICO E CME EM RELAÇÃO ÀS CIRURGIAS POR VÍDEOS
Avanço da tecnologia pode proporcionar benefícios à enfermagem, quando possibilita ao profissional relacionar o todo e as partes com base nas informações, nos acontecimentos e nos conhecimentos disponibilizados, favorecendo o pensamento unificador e a integração dos elementos a partir da reunião de informações múltiplas que, interligadas, oportunizam associações e interpretações das partes para a compreensão do paciente. Assim, pode-se dizer que o ser humano seria melhor compreendido e cuidado na sua complexidade com o auxílio dessas tecnologias, se considerados tais aspectos. Quando a tecnologia é adequadamente utilizada e administrada, beneficia a prática do cuidado em diversas áreas. Um exemplo é a unidade de centro cirúrgico (CC), onde tem ocorrido o aumento exponencial de complexidade tecnológica e científica, fazendo com que os pacientes usufruam vários benefícios com a implantação dessas novas formas atendimento. Nesse contexto novo de mudanças, conhecimento e princípios científicos, inclui-se a cirurgia vídeo laparoscópicas. Esse modelo inovador busca realizar os procedimentos com reduzido trauma operatório e rápida recuperação pós cirúrgica, refletindo em menor morbidade e com reflexo direto no bem-estar dos pacientes. Como vantagens, ressaltam-se: realização de procedimentos de alta complexidade de modo mais simples e prático; redução na agressão aos órgãos e sistemas; facilidade de suturas consideradas difíceis, principalmente em pacientes obesos; e comodidade para o cirurgião, pois propicia operar com ergonomia adequada e de forma confortável, trazendo mais tranquilidade ao profissional na realização de procedimentos mais desgastantes.
Como qualquer nova tecnologia, a vídeo-cirurgia laparoscópica trouxe novas responsabilidades e desafios para a equipe de enfermagem do bloco operatório, e especialmente para a da Central de Material e Esterilização. O responsável pelo processamento do instrumental. Os instrumentos utilizados nas cirurgias vídeo laparoscópicas. Os artigos complexos, compostos por múltiplas peças que, se esterilizados totalmente desmontados trazem transtornos equipes cirúrgicas no momento da utilização no campo operatório. O risco da montagem incorreta, comprometendo seu desempenho. Ao esterilizar o referido instrumental previamente montado, evitar-se-ia o contratempo citado, além de contornar a possibilidade do extravio eventual das peças que compõem os instrumentos laparoscópicos.
Como qualquer nova tecnologia, a vídeo-cirurgia laparoscópica trouxe novas responsabilidades e desafios para a equipe de enfermagem do bloco operatório, e especialmente para a da Central de Material e Esterilização. O responsável pelo processamento do instrumental.
Todavia a importância de realização do curso, para discutimos as competências de cada unidade, para que os serviços desempenhem serviços de qualidade, buscando sempre a segurança do paciente
Objetivando atualização ou instrumentalizando os profissionais a melhores práticas com qualidade, favorecendo e proporcionado ao paciente procedimentos com segurança.
Nubia dos Santos Modesto Cardoso – PA
- Enfermeira Especialista em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente, Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização e em Enfermagem do Trabalho. Graduada em 2013 pela Universidade do Estado do Pará. Atualmente exerço cargo de Coordenadora de Enfermagem responsável pelas áreas (Centro cirúrgico e CME) no Hospital Público Estadual Galileu, Belém- Pará. Facilitadora em cursos de técnico de enfermagem e técnico em segurança do trabalho em 2014. Possuo interesse em ser facilitadora em cursos de Graduação em Enfermagem na área hospitalar
Eliane da Costa Lobato da silva – PA
- Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (2002). Atualmente é professor da Faculdade de ensino paraense, coordenaddora adjunta do curso de enfermagem da FACULDADE PARAENSE DE ENSINO e professor auxiliar i da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: esterilização, enfermagem, riscos ocupacionais, profissionais e centro cirurgico.
Publico-alvo:
ENFERMEIROS, ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Data e Carga Horária:
01/06/2019 | 08 horas | 8h:30 às 17h:30
Conteúdo Programático:
- PARTE I: Compõe-se das competências dos profissionais em centro cirúrgico e CME, compreende as noções de fundamentos de gerenciamento, fluxos, organização dos serviços, para promover prevenção e controle de infecção, ética e relações humanas no trabalho.
- PARTEII: Processamento de materiais de vídeo cirurgias, Aulas expositivas de manuseio de instrumentais laparoscópicos no CME. Sendo necessária esta visualização associada a prática devido alto custo destes instrumentais e ao suporte técnico envolvido para a manutenção dos mesmos.
Investimento:
Local do Curso:
Faculdade Inspirar de BELÉM/PA
ENDEREÇO : R. BERNAL DO COUTO n° 229, UMARIZAL – BELEM/PA CEP 66055080