ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM DISFAGIA: FATORES FACILITADORES E BARREIRAS NA REABILITAÇÃO

O CURSO ABORDA A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM DISFAGIA, DA AVALIAÇÃO À REABILITAÇÃO,  SEUS EFEITOS NA BUSCA DE ESTRATÉGIAS PARA ALCANCE DA MUDANÇA NA FUNCIONALIDADE DA DEGLUTIÇÃO, DISCUTINDO  O IMPACTO DA DISFAGIA NA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE E DOS FAMILIARES.
O OBJETIVO DESTE CURSO É APRESENTAR OS FATORES FACILITADORES DA ATUAÇÃO E AS BARREIRAS MAIS FREQUENTES QUE INTERFEREM COM A EXECUÇÃO DO PLANO TERAPÊUTICO FONOAUDIOLÓGICO, COM A INTERAÇÃO MULTIPROFISSIONAL E COM A MINIMIZAÇÃO DAS COMPLICAÇÕES DA DISFAGIA, COM BASE NA LITERATURA ESPECÍFICA.

Profª. MARA DE OLIVEIRA RODRIGUES LUIZ DANTAS  -SP

FONOAUDIÓLOGA COM GRADUAÇÃO PELA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, COM AMPLA EXPERIÊNCIA EM DISFAGIA NA POPULAÇÃO ADULTA, EM AMBIENTE HOSPITALAR, AMBULATORIAL E DOMICILIAR.
COM DOUTORADO EM CIÊNCIAS PELA FACULDADE DE MEDICINA DA USP  E MESTRADO EM PSICOLOGIA/ NEUROCIÊNCIAS PELO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP. ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE PELA ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA /FIOCRUZ. APRIMORAMENTO EM NEUROLINGUÍSTICA EM FONOAUDIOLOGIA PELO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FMUSP. EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM AULAS E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM DISFAGIA NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APRIMORAMENTO EM FONOAUDIOLOGIA PELA FACULDADE DE MEDICINA DA USP/ HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FMUSP E INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FMUSP.

Público-alvo:

FONOAUDIÓLOGOS, ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA  PROFISSIONAIS DA SAÚDE   

Data e Carga Horária:

31/05/2019  – 05 horas | 18h as 23h 

Conteúdo Programático:

  • DEGLUTIÇÃO : ASPECTOS ANATÔMICOS E FISIOLÓGICOS
  • DISFAGIA: FATORES ETIOLÓGICOS E FUNCIONAIS
  • DISFAGIA NO ADULTO : SINAIS E SINTOMAS
  • IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DE RISCO PARA DISFAGIA
  • AVALIAÇÃO CLÍNICA DA DEGLUTIÇÃO: OBJETIVOS E COMPONENTES
  • AVALIAÇÃO INSTRUMENTAL DA DEGLUTIÇÃO: OBJETIVOS E COMPONENTES
  • INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DE AVALIAÇÃO CLÍNICA E OBJETIVA DA DEGLUTIÇÃO
  • ESCALAS DE AVALIAÇÃO DA DEGLUTIÇÃO
  • IDENTIFICAÇÃO DE FATORES FACILITADORES E AS BARREIRAS NA ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM DISFAGIA:·  PACIENTES COM DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO·  PACIENTES COM DIFICULDADES COGNITIVAS

    · PACIENTES COM DIFICULDADES SENSORIAIS

    ·  PACIENTES COM DIFICULDADES MOTORAS

    · PACIENTES COM PREJUÍZO DAS FUNÇÕES OROFACIAIS

    · PACIENTES COM DIFICULDADES DE ADERÊNCIA AOS EXERCÍCIOS, ESTRATÉGIAS COMPENSATÓRIAS E MODIFICAÇÃO DAS CONSISTÊNCIAS ALIMENTARES

    · DIFICULDADES DE ADERÊNCIA DA FAMILIA E DO CUIDADOR

    · IMPACTO DA DISFAGIA NA DINÂMICA FAMILIAR

  • ELABORAÇÃO DE PLANOS TERAPÊUTICOS PARA REABILITAÇÃO EM DISFAGIA E A INTERAÇÃO COM A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL:·  INDICAÇÃO/RETIRADA DE VIA ALTERNATIVA DE ALIMENTAÇÃO·  MANEJO DA RECUSA ALIMENTAR

    ·  GERENCIAMENTO DO ESTADO NUTRICIONAL

    · GERENCIAMENTO DA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA

  • REFLEXÕES SOBRE A EFICÁCIA E A SEGURANÇA DA DEGLUTIÇÃO
  • REFLEXÕES SOBRE O ALCANCE DA FUNCIONALIDADE DA DEGLUTIÇÃO NA ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM DISFAGIA

Investimento:

Local do Curso:

Unidade Faculdade Inspirar  São Paulo – Santo Amaro/SP

AV. ADOLFO PINHEIRO n° 2051, SANTO AMARO – SÃO PAULO/SP CEP 04733400

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *